11/07/2014

Ferramentas eletrônicas em sala de aula



A tecnologia tem se mostrado uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. Com tantos recursos, o professor e a escola podem aproximar o aluno dos objetivos educacionais e incentivá-los a ler e pesquisar mais.

Benefício do uso de ferramentas eletrônicas
Comprovadamente, a tecnologia pode facilitar muito a aprendizagem dos alunos, principalmente porque é capaz de transformar a aula. Os alunos preferem aulas mais dinâmicas, principalmente quando há algo que envolva a tecnologia. Quando, por exemplo, eles podem pesquisar diretamente na internet, ou quando o professor utiliza o projetor para mostrar figuras, vídeos, filmes e outras ferramentas que auxiliem o reforço do conteúdo.
A geração dos jovens de hoje em dia é conhecida como “nativos digitais”. Essa nomenclatura é dada aos que nasceram no “boom” da tecnologia e que a dominam desde crianças.
Esse benefício é muito bem utilizado no aprendizado de línguas estrangeiras, lições de inglês são bem mais atraentes quando são mostradas e feitas de forma interativa, por exemplo com áudios e exercícios com imagens para ajudar a memorizar novo vocabulário.
Como os recursos podem ser utilizados pelo professor
Existem diversos recursos que podem ser utilizados pelo professor para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Algumas das ferramentas já são bastante conhecidas, outras, no entanto, ainda precisam de treinamento do profissional da educação, para a sua utilização correta.
É importante ressaltar que o professor precisa pensar em atividades que estejam de acordo com a faixa etária, para que processo de aprendizagem seja eficiente. Uma pesquisa na internet e na própria sala de aula pode ajudar a escola a identificar o que mais os alunos gostam.
Qualificação do profissional e ferramentas eletrônicas
Uma das dificuldades da utilização da tecnologia em sala de aula é a falta de qualificação do professor e ou da equipe técnica, como supervisores e diretores. Ainda hoje é possível encontrar diversos profissionais que se recusam a informatização, ao ensino com as tecnologias, principalmente profissionais mais antigos. Isso, é claro, deve ser combatido, pois, hoje em dia, é indispensável que o profissional da educação saiba utilizar esses recursos para o reforço do ensino-aprendizagem.
Lista de recursos e sites que o professor pode utilizar
- Softwares educacionais.
- Sites de vídeo. Ex: Youtube.
- Sites de criação de lições e atividades. Ex: Udutu.
- Google Earth.
- Projetores.
- Google Imagens, para mostrar figuras sobre diversos assuntos.
- Facebook, para avaliar a questão do português e outros assuntos que sejam relevantes.
- Flash Page Flip: site que permite que o professor crie uma revista digital, podendo incluir imagens, textos e outros recursos interessantes.
- Powtoon: site que possibilita a criação de vídeos e animações. É uma alternativa ao Power Point.
- Aplicativos em geral.
- Sites de ferramentas para auxílio do aprendizado da língua estrangeira.
- Google Maps.
Para ajudar nas aulas de geografia e história, por exemplo, e mostrar a localização exata, os mapas, as ruas etc. Muito divertido é viajar através das imagens sem sair da sala de aula, conhecer características de cidades, países, climas e vegetação, através de pontos fotografados pelo Google.
Um professor de história pode abordar as antigas civilivações, com recursos que dão aos estudantes uma visão mais precisa, é como viajar até Roma sem precisar pegar uma passagem de avião nem pagar um seguro viagem, apenas pela tela do computador e conhecer monumentos importantes que explicam fatos da história.
Dafna Obadia – é escritora e assistente virtual paraense, cursou Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa / Língua Inglesa) na Universidade Anhanguera

3 comentários:

Dielson Costa disse...

Qual o limite que deve existir entre o uso das tecnologias na sala de aula? Estamos em meio a uma geração cada vez mais informatizada mas, até que ponto devemos trazer essas tic's para a sala de aula? Qual o limite?

Esse blog aqui fala sobre esse e outros assuntos: ticsdapedagogia.blogspot.com

irio silveira disse...

Nossa ! Um conteúdo muito bom.

https://herofactory.com.br/o-que-e-all-for-the-game/

Larysa disse...

Saludos a todos en este foro de blogs, quiero contarles todo sobre un avance financiero que el Sr. Pedro me ofreció para superar cuando me moría de hambre con mi negocio y mi familia durante la pandemia de covid19. Me encontré con el Sr. Pedro en un blog donde alguien lo recomienda a cualquiera que busque un préstamo. Estaba muy emocionado y también me motivé para estar en esa posición de libertad financiera ya que mi familia se estaba muriendo de hambre. Me puse en contacto con el Sr. Pedro en la aplicación y le dije él, la historia de mi vida sobre la situación financiera, me envía un formulario de solicitud para completar con mis datos, lo cual hice luego, después de que me envió el contrato de préstamo, luego se lo reenvié a mi abogado para que lo revisara y me aconsejara sobre cómo hacerlo. Firmé el acuerdo de préstamo después de que mi préstamo fue aprobado pocas horas atrás el banco me contactó para la transferencia de fondos y los cargos que necesito liquidar en el mostrador del banco Borré los cargos que recibí mi préstamo el día siguiente que liquidé los cargos bancarios entonces Fue muy agradable trabajar con el Sr. Pedro y le agradezco mucho la ayuda que me brindó, que realmente ayudó a mi familia a salir del hambre. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en el correo electrónico: pedroloanss@gmail.com porque siempre está ocupado, pero también tienen otro compañero de equipo profesional que trabaja con él, pero recomiendo al Sr. Pedro a cualquiera que busque ayuda financiera.